Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 24 de setembro de 2017

HEMILEUCA ELECTRA - (Wright, 1884)


. Características: Esta borboleta nocturna pertence á família dos Saturnídeos (Saturniidae). É uma espécie bastante variável principalmente no padrão das asas anteriores. Assim as asas anteriores são brancas contornadas a negro, apresentando uma pinta preta com núcleo branco no seu centro. A quantidade de negro pode variar de indivíduo para indivíduo. As posteriores são de cor laranja-avermelhado vivo com uma pinta preta no seu centro e igualmente contornadas a negro. A face superior do seu tórax é escura e o abdómen é igualmente laranja-avermelhado, enquanto a face inferior é negra com os segmentos de cor branca. A fêmea é idêntica ao macho mas ligeiramente maior. A sua envergadura varia entre os 4,5 e os 5 cm de comprimento.


. Habitat: Habita em áreas de deserto com vegetação rasteira ou arborizada, bem como em zonas costeiras do Sudoeste dos E.U.A.

. Período de voo: Voa desde Setembro até Novembro, numa única geração.







. Alimentação: A lagarta é de cor negra ou cinza com minúsculas pintas brancas, apresentando duas linhas brancas sobre o dorso e outra na zona lateral do corpo. Possui também numerosos espinhos ramificados de cor negro-acastanhados. Os espinhos são urticantes e podem provocar urticária em peles mais sensíveis. Alimenta-se de plantas da família Polygonaceae entre as quais; Eriogonum fasciculatum var. poliofolium. Na fase da metamorfose a lagarta tece um casulo frágil de seda junto ao solo ou entre as folhas da planta hospedeira. A crisálida fica num período de dormência e só eclode passados alguns meses.









. Observação importante: Como todos os Saturnídeos esta espécie também não se alimenta no estado adulto, recorrendo assim á energia acumulada enquanto era lagarta. A sua função enquanto adulto é a reprodução para a continuação da espécie.
Existem cerca de 32 espécies do género Hemileuca.





Sem comentários:

Enviar um comentário