. Características: Esta borboleta diurna pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). Possui asas longas e estreitas, tendo como cor de fundo o laranja, onde as suas margens são largamente contornadas a castanho-escuro. A face inferior das asas são de tons acastanhados com numerosas manchas de cor branco-prateado. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 6 e os 7,5 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada em clareiras e orlas de florestas, bem como encostas rochosas e margens de rios onde por vezes os machos são vistos pousados em solo húmido a absorverem os sais mineralizados. Distribui-se desde o Sul do México até á América do Sul, até aos 1200 metros de altitude.
. Período de voo: A o longo de quase todo o ano em várias gerações.
. Alimentação: As lagartas são gregárias e vivem em comunidade, podendo tornar-se uma praga para as plantas da espécie do maracujá. Alimentam-se de plantas da família Passifloraceae entre as quais; Passiflora alata, Passiflora foetida, P. vitifolia, P. edulis. São de cor castanho-escuro com pintas cor de laranja e minúsculas pintas brancas. Exibem também numerosos espinhos curtos e finos de cor preta sobre o corpo. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num ramo, folha ou rebordo de um muro, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida.
. Observação importante: As borboletas Dione juno podem ser confundidas com duas outras espécies da mesma subfamília que são a Dryas iulia e a Agraulis vanillae.
Existem 5 subespécies do género Dione juno.
Sem comentários:
Enviar um comentário