Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 20 de agosto de 2017

LEPTOPHOBIA ELEONE - (Doubleday, 1847)


. Características: Esta borboleta pertence á família dos Pierídeos (Pieridae). As suas asas são amarelo-pálidas ou branco-creme com faixas negras irregulares nas extremidades das asas anteriores. A face inferior é branco-esverdeado com reflexos prateados. A fêmea é idêntica ao macho mas de coloração mais pálida. A sua envergadura varia entre os 3,5 e os 4 cm de comprimento.


. Habitat: Habita as florestas tropicais húmidas das zonas montanhosas da América do Sul, como a Bolívia, Argentina, Perú e Colômbia, até aos 2400 metros de altitude. Pode ser encontrada pousada na área da margem de rios e riachos, onde suga os sais minerais aí existentes, bem como em hortas e jardins.









. Alimentação: A lagarta é e cor verde coberta por pequenos filamentos pilosos. Apresenta também uma risca amarela e branca na zona lateral do corpo. Alimenta-se de plantas da família Tropaeolaceae entre as quais; Tropaeolum majuns, T. smithii, bem como de Brassicaceae; Cardamine ovata. Na fase da metamorfose tece uma cinta de seda á sua volta onde se fixa na planta hospedeira, numa pedra ou muro, para se transformar em crisálida.



. Observação importante: Existem cerca de 20 espécies do género Leptophobia.






Sem comentários:

Enviar um comentário