. Características: Esta pequena borboleta de aspecto inconfundível pertence á família dos Hesperídeos (Hesperiidae). As suas asas exibem um padrão de amarelo-alaranjado dividido por grossas linhas negras, dando-lhe um aspecto manchado de chita. A face inferior é idêntica á superior mas mais pálida. O seu corpo grosso e robusto é igualmente amarelo listrado de negro, e na cabeça possui dois grandes olhos negros. A fêmea possui um tom amarelo mais pálido. A sua envergadura varia entre os 3,2 e os 3,5 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada em trilhos e orlas de florestas, bem como parques urbanos e jardins. Os machos são competitivos e territoriais, sendo vistos por vezes pousados na copa das árvores ou arbustos a competir com outros pelo seu poleiro. A borboleta alimenta-se do néctar das flores, mas também é atraída pelos excrementos de aves e dos sais minerais existentes na areia ou solo da floresta. Distribui-se pelo Sudeste Asiático desde a Tailândia, Vietname, Malásia e Indonésia.
. Período de voo: (............? )
. Alimentação: A lagarta é verde em forma de fuso e possui uma grande cabeça de cor negra. Alimenta-se de Erycibe tomentosa da família Convolvulaceae. Nos primeiros instares constrói um abrigo dentro da folha na qual se vai alimentando, mais tarde e nos últimos instares vai-se alimentando da parte exterior da folha. Na fase da metamorfose a lagarta fixa-se no seu abrigo foliar com o seu cremáster para se transformar em crisálida.
. Observação importante: A borboleta possui um voo rápido e quando pousa tem por hábito esconder-se debaixo das folhas com as asas todas abertas.
Sem comentários:
Enviar um comentário