. Características: Também conhecida por "Grande-Imperial" esta pequena e elegante borboleta pertence á família Lycaenidae. O macho desta espécie é castanho-negro desde a zona apical das asas anteriores, estendendo-se até ás margens das asas posteriores que terminam em duas longas e elegantes caudas de cor branca. As metades internas e basais das asas são de cor azul-brilhante. A face inferior é de cor alaranjada nas asas anteriores que se desvanece no branco imaculado das posteriores, onde terminam com pequenas marcas negras. A fêmea por sua vez distingue-se do macho por não possuir a zona azul-iridescente nas asas. A sua envergadura varia entre os 3,6 e os 4,5 cm de comprimento.
. Habitat: Habita as clareiras e orlas de florestas do Sudeste Asiático, em países como Myanmar, Tailândia, Malásia Peninsular, Singapura, Sumatra e Bornéu.
. Período de voo: É vista com mais frequência entre os meses de Julho a Agosto.
. Período de voo: É vista com mais frequência entre os meses de Julho a Agosto.
. Alimentação: ..........................? A lagarta tem um aspecto muito peculiar, sendo nos primeiros instares de vida de cor branco-amarelada com minúsculos pêlos, passando depois para o branco com riscas e manchas acastanhadas, sendo a base do seu corpo achatado e bifurcado na zona anal e junto da cabeça, possuindo também pequenos tubérculos em forma de serrilha no dorso, dando-lhe um aspecto bizarro e semelhante ao de um molusco ou excremento de ave. Na fase da metamorfose tece um ponto de seda numa folha ou ramo da planta hospedeira onde se fixa para pupar.
Sem comentários:
Enviar um comentário