. Características: Também conhecida popularmente por "onda-azul-tropical", esta borboleta pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). A face superior das suas asas são de cor azul-safira brilhante, com reflexos púrpura, dependendo de como a luz é refletida nas suas asas. Possui também manchas e faixas transversais de cor branca. Na face inferior das asas apresenta um padrão semelhante ao de uma folha seca, com tons de castanho-acinzentados. A fêmea distingue-se do macho por ser castanha e não exibir o azul iridescente, em vez disso, as faixas transversais são brancas com reflexos azuis-claros. A sua envergadura varia entre os 6 e os 6,5 cm de comprimento.
. Habitat: Habita tanto o interior, como as clareiras e orlas de florestas tropicais até aos 700 metros de altitude. Distribui-se desde a América Central até ao norte da América do Sul, desde o México até ao Perú.
. Período de voo: Ao longo de todo o ano em várias gerações.
. Alimentação: A lagarta é verde e possui pequenos espinhos ramificados sobre o corpo. Na cabeça exibe dois longos espinhos em forma de chifres. Alimenta-se de plantas da família Euphorbiaceae entre as quais; Dalechampia Triphylla e Adelia triloba. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num ramo ou folha da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida.
. Observação importante: A borboleta tem por hábito ficar pousada nos troncos das árvores ou na folhagem das plantas á espera dum potencial parceiro. Alimenta-se dos frutos maduros ou putrefactos e de excrementos de animais. Existem cerca de 9 espécies do género Myscelia.
Sem comentários:
Enviar um comentário