Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 27 de novembro de 2016

EURRANTHIS PLUMMISTARIA - (Villers, 1789)



. Características: Esta pequena borboleta nocturna pertence á família dos Geometrídeos (Geometridae). As asas anteriores são branco-amareladas sarapintadas de manchas e listras pretas. As asas posteriores são amarelo-alaranjadas igualmente salpicadas de pintas e listras pretas. O macho diferencia-se da fêmea por possuir antenas plumosas, enquanto a fêmea possui antenas filiformes e possui um tom mais alaranjado. A sua envergadura varia entre os 3,7 e os 4 cm de comprimento.



. Habitat: Habita clareiras e orlas de florestas, matagais, campos e encostas rochosas, até aos 1000 metros de altitude. Em toda a Península Ibérica, desde Portugal, Espanha, Alpes franceses e Itália.

. Período de voo: Voa de Março a Junho numa primeira geração, sendo a segunda geração parcial de Agosto a Setembro, onde a pupa hiberna. Além de pertencer ao grupo das borboletas nocturnas, esta é activa durante o dia.






















. Alimentação: A lagarta é castanha com uma linha branca e outra tracejada de cor preta de cada lado do corpo, e pequenas pintas pretas e laranja espalhadas pelo corpo. Alimenta-se de plantas do género Dorycnium principalmente de Dorycnium pentaphyllum.







. Observação importante: Embora seja abundante em alguns locais isolados e de difícil acesso, está-se a tornar rara noutros pontos onde o seu habitat está a desaparecer para dar lugar a campos agrícolas, construções urbanas etc.





Sem comentários:

Enviar um comentário