. Características: Esta pequena borboleta nocturna pertence á família dos Geometrídeos (Geometridae). As asas anteriores são branco-amareladas sarapintadas de manchas e listras pretas. As asas posteriores são amarelo-alaranjadas igualmente salpicadas de pintas e listras pretas. O macho diferencia-se da fêmea por possuir antenas plumosas, enquanto a fêmea possui antenas filiformes e possui um tom mais alaranjado. A sua envergadura varia entre os 3,7 e os 4 cm de comprimento.
. Habitat: Habita clareiras e orlas de florestas, matagais, campos e encostas rochosas, até aos 1000 metros de altitude. Em toda a Península Ibérica, desde Portugal, Espanha, Alpes franceses e Itália.
. Período de voo: Voa de Março a Junho numa primeira geração, sendo a segunda geração parcial de Agosto a Setembro, onde a pupa hiberna. Além de pertencer ao grupo das borboletas nocturnas, esta é activa durante o dia.
. Alimentação: A lagarta é castanha com uma linha branca e outra tracejada de cor preta de cada lado do corpo, e pequenas pintas pretas e laranja espalhadas pelo corpo. Alimenta-se de plantas do género Dorycnium principalmente de Dorycnium pentaphyllum.
. Observação importante: Embora seja abundante em alguns locais isolados e de difícil acesso, está-se a tornar rara noutros pontos onde o seu habitat está a desaparecer para dar lugar a campos agrícolas, construções urbanas etc.
Sem comentários:
Enviar um comentário