. Características: Também conhecida por "borboleta-das-palmeiras", esta borboleta nocturna pertence á família Castniidae. As suas asas anteriores são castanho-esverdeadas, enquanto as posteriores ostentam um colorido mais atractivo, sendo laranja com uma larga faixa de manchas brancas e negras. Possui um corpo robusto e antenas clavadas semelhantes ás antenas das borboletas diurnas. Ambos os sexos são idênticos, no entanto a fêmea é maior que o macho é reconhecível pelo seu proeminente ovipositor. A sua envergadura varia entre os 9 cm nos machos e os 11 cm nas fêmeas.
. Habitat: Distribui-se pela América do Sul, em particular pela Argentina, Uruguai, Paraguai e Sudeste do Brasil. Habita zonas costeiras e locais onde hajam palmeiras. Foi acidentalmente introduzida na Europa no início dos anos 90, onde se está a espalhar rapidamente tornando-se uma praga para as palmeiras de jardim.
. Período de voo: Voa desde Maio até Outubro, mas o seu pico de abundância vai desde Junho a Julho. Por ser activa durante o dia e por possuir asas coloridas, é facilmente confundida com uma borboleta diurna.
Alimentação: As lagartas são brancas e alimentam-se dentro dos caules e troncos das palmeiras escavando galerias com as suas fortes mandíbulas. Na fase da metamorfose aproximam-se do exterior da galeria para puparem num casulo feito de fibras da palmeira, facilitando assim a saída do adulto para o exterior. Alimentam-se de várias espécies de palmeiras.
. Observação importante: Foi acidentalmente introduzida na Europa no início dos anos 90, onde se está a espalhar rapidamente tornando-se uma praga para as palmeiras de jardim. Activa durante o dia e por possuir asas coloridas, é facilmente confundida com uma borboleta diurna.
Sem comentários:
Enviar um comentário