. Características: Esta colorida borboleta nocturna pertence á família dos Noctuídeos (Noctuidae). As suas asas são negras com pintas e manchas vermelhas, amarelas, azuis e brancas. A fêmea diferencia-se do macho por ser maior e possuir a mancha branca que vai do tórax á base das asas anteriores mais larga. A sua envergadura varia entre os 5 cm nos machos e os 7 cm nas fêmeas.
. Habitat: Habita clareiras e orlas de florestas, bem como terrenos cultivados com vinhas. Distribui-se pelo Norte da Austrália e Pápua-Nova Guiné.
. Período de voo: Voa de Dezembro a Fevereiro na Austrália, sendo que em Pápua-Nova Guiné pode ser avistada ao longo de todo o ano em várias gerações. É activa durante o dia.
. Alimentação: A lagarta é branca com anéis negros, destacando-se dois anéis de cor laranja, um a meio do corpo e outro no penúltimo segmento do corpo. As patas e a cabeça são igualmente de cor laranja. Possui ainda longas cerdas pretas em forma de espátulas espalhadas pelo corpo. Alimenta-se das folhas de vários tipos de videiras da família Vitaceae. Na fase que antecede a pupação a lagarta torna-se de cor laranja e negra, e começa a procurar um sítio para pupar, que normalmente fica no tronco ou galho da videira, onde a lagarta constrói um casulo coberto por pequeninos pedaços de casca da videira que ela própria tritura.
. Observação importante: Quando está em repouso é comum vê-la pousada num tronco ou outra superfície de cabeça para baixo. Por ser activa durante o dia e devido ao seu padrão colorido, pode ser confundida com uma borboleta diurna.
Sem comentários:
Enviar um comentário