Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 23 de novembro de 2025

PERISOMENA CAECIGENA - (Kupido, 1825)


Características: Vulgarmente conhecida por "Imperador-do-Outono" esta borboleta noturna pertence á família Saturniidae. É uma espécie que apresenta dimorfismo sexual, ou seja, existem diferenças acentuadas entre macho ou fêmea. Assim o macho possui asas de cor amarelo pálido pastel, com uma ou duas linhas onduladas escuras que atravessam ambas as asas, que por sua vez em alguns indivíduos são sombreadas a rosa. Exibe também um pequeno ocelo contornado a escuro nas asas anteriores. O seu tórax e abdómen são igualmente amarelados e peludos, e as suas antenas são grandes e plumosas. A fêmea por sua vez é um pouco maior, mais escura, de tons castanho-rosado com algumas áreas amareladas. A sua envergadura varia entre os 6 e os 8 cm de comprimento, sendo a fêmea ligeiramente maior que o macho.


. Habitat: Habita em florestas de carvalho ou florestas mistas. Está distribuída pela Itália e pelo sudeste da Áustria, passando pela Hungria, Eslovênia, Croácia, Sérvia, Albânia, Romênia, Bulgária e Grécia, até a Turquia e as montanhas do Cáucaso, com uma população isolada nas montanhas de Israel e do Líbano.

. Período de voo: Voa desde finais de Setembro até Novembro, numa geração.











. Alimentação: A lagarta nos últimos instares do seu crescimento torna-se verde, pontilhada por pequenos tubérculos amarelos dos quais saem finos e longos pelos ou cerdas amareladas. Também na zona lateral do corpo possui uma linha longitudinal amarela. Alimenta-se de várias espécies de carvalhos da família Fagaceae, entre eles estão; (Quercus robur, Quercus petrea, Quercus pubescens, Quercus cerris e Quercus ilex. Mas como segunda opção também estão incluídas  Populus alba, Populus nigra, Fraxinus, Pyrus, Prunus e Salix. Na fase da metamorfose a lagarta tece um casulo de seda em forma de rede entre as folhas da planta hospedeira, no interior do qual se irá transformar em pupa e posteriormente irá emergir o inseto adulto.









. Observação importante: O seu tempo de vida é muito curto, nunca dura mais que quatro ou cinco dias. Esse tempo é utilizado exclusivamente na procura de um parceiro para a sua reprodução e assim assegurar a continuação da espécie. Hiberna no estado de ovo.



domingo, 16 de novembro de 2025

MANGINA SYRINGA - (Cramer, 1775)


. Características: A Mangina syringa é uma borboleta noturna que pertence á família Erebidae. As suas asas anteriores são de cor castanho-rosado pálido, salpicadas por pequenas manchas negras contornadas a branco. As asas posteriores são de cor escarlate com manchas negras. A cabeça e tórax são castanho rosados com pintas negras e o abdómen é escarlate com uma fileira de pintas negras na parte superior e na zona lateral. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 5 e os 6 cm de comprimento.


. Habitat: Pode ser encontrada em florestas tropicais húmidas pelo sul da Índia, no oeste de Bengala e no Sri Lanka.

. Período de voo: Voa ao longo do ano em várias gerações.







. Alimentação: A lagarta é branca com faixas negras entre os segmentos do corpo, que é revestido por finos e longos pelos ou cerdas brancas e negras. Alimenta-se de plantas da família Fabaceae tais como; (Crotalaria assamica, Crotalaria juncea e Crotalaria longipes). Na fase da metamorfose a lagarta tece um frágil casulo de seda em forma de rede, no interior do qual irá se transformar em pupa e posteriormente em adulto.






. Observação importante: 
Existem cerca de 3 espécies do género Mangina.




domingo, 9 de novembro de 2025

EUPHYDRYAS CYNTHIA - (Denis & Schiffermuller, 1775)


. Características: Vulgarmente conhecida por "Fritilária cynthia" esta borboleta diurna pertence á família Nymphalidae. É uma espécie que apresenta dimorfismo sexual, ou seja, apresenta diferenças acentuadas entre macho e fêmea. Assim o macho possui um padrão quadriculado branco nas áreas basal e discal das asas, separado por nervuras e faixas castanho escuro a negro e uma fileira de manchas laranja junto ás extremidades das asas. A face inferior das asas é de tons laranja com faixas quadriculadas brancas contornadas a negro. A fêmea por sua vez apresenta um padrão quadriculado totalmente laranja com linhas e nervuras castanho escuras. A face inferior é idêntica á do macho. A sua envergadura varia entre os 3,5 e os 4,5 cm de comprimento.


. Habitat: Habita em prados alpinos nas zonas montanhosas dos Alpes, e na Bulgária, em Rila e Pirin Norte, até aos 1800 a 2800 metros de altitude.

. Período de voo: Voa de Junho a Agosto numa única geração.












. Alimentação: A lagarta é negra com numerosos espinhos negros e faixas amarelas entre os segmentos do corpo. Alimenta-se de Plantago alpina da família (Plantaginaceae), Alquimila (Rosaceae), Viola (Violaceae). Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda numa rocha ou num ramo, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida e posteriormente em adulto.








. Observação importante: A lagarta hiberna. Não está em perigo de extinção mas é considerada vulnerável devido  ao turismo de massa, o sobre pastoreio e até mesmo a fertilização de prados e pastagens a nível local. Existem cerca de desaseis espécies do género Euphydryas.