. Características: A Trigonophora flammea é uma mariposa que pertence á família Noctuidae. As suas asas anteriores apresentam um padrão variegado, em tons de castanho-acinzentado, por vezes com tonalidades ou reflexos arroxeados, marcas negras e uma mancha de cor branco-creme em forma de clave ou de L, que se destaca no centro da asa. As asas posteriores são branco-acinzentadas. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 4,5 e os 5,2 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada em clareiras e margens de florestas, matagais, prados e parques. Distribui-se pela Europa principalmente pela zona do Mediterrâneo.
. Período de voo: Voa entre fins de Setembro, Outubro e Novembro, numa geração.
. Alimentação: A lagarta pode apresentar duas formas, pode ser castanha com minúsculos pontos brancos ou verde. A lagarta é polífaga e por isso, alimenta-se de várias espécies de plantas, entre as quais; Cytisus scoparius; Ficaria verna; Fraxinus excelsior; Ligustrum vulgare; Prunus spinosa; Quercus ilex; Rumex e Urtica. Na fase da metamorfose a lagarta procura um local seguro para se transformar em pupa, por entre raízes e folhas secas ou então enterra-se no solo.
. Observação importante: Existem 5 espécies do género Trigonophora.
Sem comentários:
Enviar um comentário