. Características: Esta pequena mariposa pertence á família Zygaenidae. As suas asas anteriores são de cor negra com reflexos azuis-escuros metalizados e apresenta cinco manchas vermelhas que são contornadas a branco. Também na zona apical possui uma mancha branca em forma de meia-lua, o que a distingue das outras espécies da sua família. As asas posteriores são vermelhas contornadas a negro nas extremidades. Entre a cabeça e o tórax, possui uma estreita faixa branco-creme. O tórax e o abdómen são azul-negro metalizados, com uma faixa vermelha no abdómen. As suas antenas negras são bastante compridas e clavadas nas extremidades, característica comum nesta família. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 2,6 e os 3 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada em prados e pastagens secas, encostas rochosas montanhosas, matagais e leitos de rios secos. Distribui-se pela Península Ibérica desde Portugal, Espanha, Itália, até às partes orientais das montanhas da Cantábria , depois para o sul da Rússia e Cáucaso e de leste para a orla ocidental da Ásia Central.
. Período de voo: Como todos os membros da sua família, esta espécie também é activa durante o dia. Voa entre Julho e Agosto.
. Alimentação: A lagarta é verde-acinzentada e possui o corpo coberto por pequenos pelos. Apresenta uma dupla linha de cor preta e branca com pequenas pintas amarelas entre os segmentos do corpo na zona lateral do dorso. Alimenta-se de plantas da família Fabaceae, entre elas estão; Dorycnium pentaphyllum, Anthyllis cytisoides, Lotus creticus. Na fase da metamorfose a lagarta tece um casulo de seda num caule ou folha da planta hospedeira, no interior do qual se irá transformar em pupa e mais tarde irá emergir o adulto.
. Observação importante: O colorido brilhante das suas asas é um aviso para os predadores de que possui substâncias tóxicas no seu organismo. Existem cerca de 1000 espécies do género Zygaena.
Sem comentários:
Enviar um comentário