. Características: Também conhecida vulgarmente por "coruja-pérola", esta borboleta pertence á família Nymphalidae. As suas asas são brancas com uma faixa sombreada castanha ao longo da margem costal das asas anteriores. Nas asas posteriores possui um grande ocelo em forma de olho, de cor amarelo com pupila negra. As margens externas das asas são igualmente sombreadas a castanho. A face inferior das asas é idêntica, mas em vez de um, possui dois ocelos nas asas posteriores. A sua envergadura varia entre os 6 cm nos machos e os 8 cm nas fêmeas.
. Habitat: Distribui-se por Papua-Nova Guiné e ilhas circundantes até ao Nordeste da Austrália em Queensland.
. Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações.
. Alimentação: A lagarta é amarelo-esverdeada com o corpo coberto por finos pelos esbranquiçados urticantes. Sobre cabeça ostenta um curto par de espinhos negros. As lagartas são gregárias e por isso alimentam-se em grupos de vários indivíduos. Alimentam-se das folhas de Pandanus da família (Pandanaceae) e de Musa sapientum (Musaceae). Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num caule ou folha da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida e posteriormente em adulto.
. Observação importante: Pensa-se que os ocelos em forma de olhos nas asas sirvam como meio para intimidar os intrusos ou predadores. Existem cerca de 27 espécies do género Taenaris.
Sem comentários:
Enviar um comentário