. Características: A Theretra silhetensis é uma mariposa que pertence á família Sphingidae. Possui um corpo robusto, asas estreitas e triangulares, característica comum nas espécies de esfingídeos. As suas asas anteriores são cor de palha ou castanho-claras, com um ponto preto no centro e uma faixa castanho-escura que atravessa o centro das asas desde a base até ao ápice, dividindo a margem posterior das asas que são mais pálidas. As asas posteriores são castanhas com uma faixa mais escura mas esbatida. O seu corpo é igualmente de tons castanhos e possui uma linha branca que atravessa o tórax até á ponta do abdómen. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 6 e os 7 cm de comprimento.
. Habitat: Distribui-se pela Índia, sul da China, Japão e Sudeste Asiático.
. Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações.
. Alimentação: A lagarta pode apresentar duas variantes na cor, podendo ser verde ou castanha. Em ambas as cores, apresenta uma fileira de pequenos ocelos em forma de meios-olhos na zona lateral do corpo, e logo abaixo dos ocelos possui uma faixa longitudinal mais clara. Como todas as espécies de lagartas da sua família, esta também possui um órgão pontiagudo no último segmento do corpo. Alimenta-se de plantas da família Araceae, entre elas estão; Colocasia antiquorum, Colocasia esculenta, Arum, Caladium. Também da família Onagraceae (Ludwigia repens). Família Convolvulaceae (Ipomoea), entre outras. Na fase da metamorfose a lagarta desce até ao solo e constrói um frágil casulo de seda entre as folhas caídas e outros detritos, para se transformar em pupa e posteriormente em adulto.
. Observação importante: Pode ser confundida com a Theretra oldenlandiae que é muito semelhante no seu padrão. Existem cerca de 43 espécies do género Theretra.
Sem comentários:
Enviar um comentário