. Características: A Anteos clorinde é uma borboleta que pertence á família Pieridae. As suas asas são levemente curvas em forma de gancho nas extremidades das asas anteriores. São de cor branca e possuem uma pinta laranja no centro de cada asa e uma mancha amarela desde a célula discal até á margem costal das asas anteriores. A face inferir das asas assemelha-se a uma folha de cor verde-pálido e com nervuras salientes. Com o avanço da idade o verde vai passando a branco. A fêmea distingue-se do macho por ter a mancha amarela nas asas anteriores mais pálida ou quase ausente. A sua envergadura varia entre os 7 e os 9 cm de comprimento, sendo a fêmea ligeiramente maior que o macho.
. Habitat: Pode ser encontrada em clareiras e margens de florestas ensolaradas, e ao longo de rios e riachos, onde é comum encontrá-la pousada em grandes grupos a absorver os sais minerais existentes no solo. Distribui-se desde o sul da América do Norte, América Central e América do Sul.
. Período de voo: São voadores fortes e voam rapidamente sobre a copa das árvores ou ao longo dos rios. Voam de Agosto a Dezembro no Norte, e durante todo o ano nas regiões tropicais, em várias gerações.
. Alimentação: A lagarta é verde com uma limha preta dorsal e uma risca de cor creme na zona lateral do corpo, sobre a qual saem finas linhas pretas entre os segmentos do corpo. Alimenta-se das folhas e dos botões das flores de Senna atomaria, Senna spectabilis e Pithecellobium, da família (Fabaceae). Na fase da metamorfose a lagarta tece um fio de seda á sua volta, onde se prende a um ramo ou folha da planta hospedeira, para se transformar em crisálida e posteriormente em adulto.
. Observação importante: Existem 3 espécies do género Anteos.
Sem comentários:
Enviar um comentário