Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 18 de dezembro de 2022

DAPHNIS NERII - (Linnaeus, 1758)


. Características: A Daphnis nerii é uma mariposa que pertence á família Sphingidae. Como todos os membros da sua família, esta possui asas estreitas e aerodinâmicas, um corpo robusto e um voo rápido. Tanto o seu corpo como as suas asas exibem um padrão variegado em tons de verde, branco e rosa violáceo, que lhe proporciona uma camuflagem excelente. A sua envergadura varia entre os 9 e os 11 cm de comprimento.


. Habitat: Pode ser encontrada em leitos de rios secos onde nas margens exista a sua planta hospedeira, encostas soalheiras, margens de estradas, parques e jardins. Distribui-se pelo Leste e Sul da Europa no verão, Ásia, Índia e África.

. Período de voo: Voa de Julho a Setembro nas regiões temperadas em duas gerações, e ao longo de todo o ano nas regiões tropicais. É uma espécie migratória.












. Alimentação: A lagarta no último instar do seu desenvolvimento é verde, com uma linha branca de cada lado da zona lateral do dorso, da qual saem pequenas pintas brancas. Exibe também no segundo segmento a seguir á cabeça na zona dorsal, um par de ocelos em forma de olhos de cor branco-azulado contornado a negro. E como todos os membros da sua família, também possui um pequeno órgão pontiagudo de cor amarela na extremidade do último segmento do corpo. Alimenta-se de Nerium oleander da família (Apocynaceae) que é altamente tóxica, a qual a lagarta é imune, como também de Adenium obesum, Tabernaemontana divaricata, Alstonia Scholaris. Na fase da pré-pupa a lagarta muda de cor para castanho-escuro e vagueia pelo solo em busca de um local seguro para pupar. Geralmente enterra-se no solo sob folhas secas a alguns centímetros de profundidade para se transformar em pupa. Mais tarde, quando o adulto emergir, terá que abrir caminho até á superfície. 



















. Observação importante: É uma espécie migratória. Existem cerca de 8 espécies do género Daphnis.





Sem comentários:

Enviar um comentário