Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 28 de agosto de 2022

JUNONIA RHADAMA - (Boisduval, 1833)


. Características: 
Popularmente conhecida por "azul-brilhante" esta borboleta pertence á família Nymphalidae. É uma espécie que possui dimorfismo sexual, ou seja, existem diferenças acentuadas entre os dois sexos. Assim o macho exibe um padrão azul-iridescente com reflexos violáceos e linhas azuis mais escuras. Este reflexo iridescente varia consoante o ângulo de incidência da luz. As asas posteriores possuem um ocelo preto e laranja que é contornado a branco e negro junto ás extremidades. A face inferior é mais discreta e confunde-se com o meio que a rodeia. Tem como fundo a cor creme com linhas e faixas irregulares castanhas e possui junto ás extremidades das asas posteriores dois ocelos. A fêmea por sua vez distingue-se do macho pelo tom mais arroxeado das suas asas e por ter dois ocelos em vez de um nas asas posteriores. A sua envergadura varia entre os 4,5 e os 5,5 cm de comprimento.


. Habitat: É uma espécie oriunda do continente africano, mais precisamente das ilhas de Madagáscar, Maurícias, Rodrigues, Reunião, Comores e Seychelles. O seu habitat consiste em zonas de pastagens ou cultivadas, semi-florestais, zonas costeiras e margens de rios e riachos. 

. Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações.
















. Alimentação: A lagarta é castanha-escura ou negra com pequenos espinhos ramificados negros. Apresenta na zona dorsal uma faixa longitudinal de cor creme, que por sua vez possui linha preta com vários pontos alaranjados entre os segmentos do corpo. Alimenta-se de plantas do género Barleria, da família (Acanthaceae) entre elas estão; Barleria cristata L., Barleria prionitis L., Barleria lupulina Lindl. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda na sua planta hospedeira ou noutra superfície, onde vai se fixar na vertical para se transformar em crisálida e posteriormente em adulto.




. Observação importante: Existem cerca de 33 espécies do género Junonia.





Sem comentários:

Enviar um comentário