. Características: A Junonia almana pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). As suas asas são de cor laranja e possuem quatro marcas castanho-escuras na margem costal das asas anteriores, juntamente com dois pequenos ocelos azuis contornados a negro. As asas posteriores possuem também um grande ocelo semelhante a dois olhos de cor castanho-avermelhado, com uma pinta negra no centro e contornados a amarelo e negro. As margens de ambas as asas são contornadas por duas linhas onduladas castanhas. Na face inferior das asas, a forma da estação húmida apresenta pequenos ocelos e delineamentos negros. A da estação seca apresenta um padrão de folha seca sem ocelos. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 5 e os 6 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada em vários tipos de habitat, desde orlas e clareiras de floresta, praias, terras cultiváveis, parques e jardins, até uma altitude de 500 a 1000 metros de altitude. Distribui-se pela Índia e todo o Sudeste Asiático.
. Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações.
. Alimentação: A lagarta nos últimos instares do seu crescimento é de cor negra e possui numerosos espinhos ramificados sobre o corpo. Alimenta-se de vários géneros de plantas entre elas; Asteracantha, Hygrophila, Barleria, Osbeckia, Alternanthera, Mimosa, Vandellia, Antirrhinum e Plantago. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num ramo ou folha da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida.
. Observação importante: Existem duas variantes, a forma da estação húmida e a da estação seca. A da estação húmida na face inferior das asas apresenta pequenos ocelos e delineamentos negros. A da estação seca apresenta um padrão de folha seca sem ocelos. Existem 33 espécies do género Junonia.
Sem comentários:
Enviar um comentário