Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 25 de outubro de 2020

RHEUMAPTERA HASTATA - (Linnaeus, 1758)


. Características: Esta pequena borboleta nocturna, mas de hábitos diurnos, pertence á família dos Geometrídeos (Geometridae). As suas asas são manchadas de negro e branco, com uma faixa branca mais larga na zona central, que se estende até ás margens em forma de ponta de lança. O seu corpo também é listrado de negro e branco. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 3 e os 3,5 cm de comprimento.




. Habitat: Florestas de montanha húmidas com bétulas e coníferas, pântanos. Distribui-se por quase toda a Europa, estendendo-se ao longo do norte da Ásia até o Extremo Oriente da Rússia e grandes partes da China até o Japão. Também é observada na América do Norte.

. Período de voo: É uma espécie que voa durante o dia, e por isso, pode ser confundida com uma borboleta diurna. Voa de Maio a Julho numa única geração. 
















. Alimentação: A lagarta é negra ou castanho-escura na zona dorsal, com faixas castanho-claro na zona lateral. Alimenta-se de várias espécies de bétulas da família (Betulaceae) e mirtilo (Vaccinium) da família (Ericaceae). Na fase da metamorfose a lagarta desce até ao solo onde procura um local adequado para se transformar em pupa, geralmente debaixo da manta morta das folhas em decomposição. A pupa hiberna.













. Observação importante: É uma espécie com hábitos diurnos. Existem cerca de 26 espécies do género Rheumaptera. Fora dos Alpes centrais e da Escandinávia, Rheumaptera hastata está em declínio  devido á destruição do seu habitat.






Sem comentários:

Enviar um comentário