. Características: Esta borboleta nocturna pertence à família Noctuidae. As suas asas anteriores são de cor castanho-oxidado escuro, com áreas mais claras com reflexos dourados, e duas manchas prateadas em forma de lágrima no centro das asas e uma pequena faixa tracejada oblíqua igualmente prateada no ápice das asas. As posteriores são de cor cinza acastanhado. Apresenta ainda um tufo de pelos sobre a zona do tórax. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 3,5 e os 4,2 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada em clareiras com gramíneas, orlas de florestas, prados húmidos, margens de rios e riachos, pântanos. Distribui-se pelo Japão e leste da Sibéria até Fenoscândia , Grã-Bretanha e França. Na América do Norte , varia de Terra Nova e Labrador ao Alasca central interior da Colúmbia Britânica, ao sul da Pensilvânia, Washington, nordeste da Califórnia, e nas montanhas rochosas para Utah e Colorado .
. Período de voo: Voa entre os meses de Junho, Julho e Agosto, numa a duas gerações. A segunda geração normalmente fica incompleta, no estado de pupa, que irá hibernar até á Primavera seguinte.
. Alimentação: A lagarta é de cor verde e apresenta finas linhas brancas na zona dorsal, sendo que na zona lateral do corpo possui uma linha mais larga que se destaca. Alimenta-se de plantas da família Poaceae (Calamagrostis, Festuca) da família Sparganiaceae (Sparganium). Na fase da metamorfose a lagarta tece um casulo em seda no interior do qual irá ocorrer a sua metamorfose em pupa, e posteriormente em borboleta.
. Observação importante: Existem cerca de seis espécies do género Plusia.
Sem comentários:
Enviar um comentário