. Características: Vulgarmente conhecida por "grey pansy", esta borboleta pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). As suas asas são de cor cinza-acastanhado pálido, com linhas onduladas transversais que vão desde a célula discal das asas anteriores, estendendo-se desde a zona central das asas até ás extremidades, onde se tornam mais escuras. Apresenta também uma fileira de pequenos ocelos de coloração dupla, alternados entre a cor branco contornado a negro, e o laranja, negro e branco contornado a negro, que vai desde a zona apical das asas anteriores estendendo-se pela sub-margem até ás asas posteriores. A face inferior é mais pálida e os ocelos são menos prenunciados, quase inexistentes. A sua envergadura média é cerca de 6 cm de comprimento.
. Habitat: Esta espécie pode ser encontrada em clareiras de floresta, margens de rios, margens de estradas e terrenos agrícolas, parques e jardins. Distribui-se pela Índia e Sudeste Asiático.
. Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações.
. Alimentação: A lagarta no último instar do seu crescimento é de cor negra com minúsculos e finos pelos acinzentados, pequenos espinhos negros, e uma linha de cor alaranjada na zona lateral do corpo. Alimenta-se de vários tipos de plantas como; Lepidagathis, Justicia, Barleria, Goldfussia, Hygrophila, Strobilanthes, Hygrophila, Blechum, Lepidagathis, Asteracantha, Nelsonia, da família (Acanthaceae), e de Achyranthes, Alternanthera da família (Amaranthaceae), também de Lindernia da família (Linderniaceae). Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num ramo ou folha da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida.
. Observação importante: Existem cerca de 33 espécies do género Junonia.
Sem comentários:
Enviar um comentário