. Características: Vulgarmente conhecida por "borboleta-tigre-amarela", esta borboleta nocturna pertence á família Erebidae. As asas anteriores são de cor creme com grandes manchas negras irregulares e encaixadas em forma de puzzle. As asas posteriores são de cor amarelo-claro e possuem duas ou três manchas negras nas sub-margens. O tórax da borboleta é negro, sendo o abdómen vermelho-rosado com uma estreita faixa negra segmentada na face superior e inferior. Ambos os sexos são idênticos, no entanto, a fêmea distingue-se do macho pelas manchas negras das asas posteriores serem de maior dimensão. A sua envergadura varia entre os 5 e os 7 cm de comprimento.
. Habitat: Habita em prados e encostas montanhosas e rochosas de vegetação rasteira. Distribui-se pelos Alpes montanhosos da Europa, passando pelos Balcãs, Rússia, Mongólia, China e Coreia, até aos 2600 metros de altitude.
. Período de voo: O período de voo atinge o seu auge entre os meses de Julho e Agosto.
. Alimentação: A lagarta é muito peluda e nos últimos instares do seu crescimento apresenta logos tufos de pelos intercalados entre a cor negra e amarelada. É uma espécie polígafa, isto quer dizer, que se alimenta de várias espécies de plantas entre as quais; Leontodon, Taraxacum, da família (Asteraceae), também de Aconitum (Lamiaceae), Cotoneaster (Rosaceae), Urtica (Urticaceae) entre outras. Na fase da metamorfose a lagarta tece um casulo em seda que reveste com os pelos do seu corpo, no qual irá se transformar em pupa e posteriormente em borboleta. Esta espécie pode levar entre um a dois anos para completar o seu ciclo de vida. Isto deve-se á lagarta hibernar duas vezes, a primeira enquanto é jovem e a segunda no último instar do seu crescimento.
. Observação importante: Esta espécie pode levar entre um a dois anos para completar o seu ciclo de vida. Isto deve-se á lagarta hibernar duas vezes, a primeira enquanto é jovem e a segunda no último instar do seu crescimento. Existem cerca de 8 espécies do género Arctia.
Sem comentários:
Enviar um comentário