Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 3 de fevereiro de 2019

PAPILIO CLYTIA - (Linnaeus, 1758)


. Características: Geralmente comum, esta borboleta pertence á família dos Papilionídeos (Papilionidae). Esta espécie apresenta duas formas, a forma Dissimilis e a forma Clytia. Assim a forma Dissimilis é negra e inteiramente listrada de branco. A forma Clytia possui asas castanho-escuro ou negras, com uma fileira de pequenas manchas amareladas junto á margem externa das asas anteriores. As posteriores apresentam igualmente manchas amareladas junto ás extremidades e que se prolongam em forma de listras para o centro da asa. Junto á margem á uma fileira de manchas amarelas. A face inferior é idêntica á superior. A fêmea também é idêntica ao macho, embora com um tom mais acastanhado. O seu corpo também é negro com pintas brancas. A sua envergadura média é de 9 a 10,5 cm de comprimento.


. Habitat: Pode ser encontrada em clareiras e orlas de florestas tropicais, geralmente perto de curos de água, jardins urbanos e áreas ao redor de campos de cultivo, até aos 800 metros de altitude. Distribui-se desde a Índia e Sudeste asiático.

. Período de voo: Voa ao longo de todo o ano em várias gerações.


















. Alimentação: A lagarta quando totalmente desenvolvida é de cor cinza-escuro com numerosos pontos pretos e pintas vermelho-carmesim, com várias faixas irregulares de cor creme sobre o dorso. Apresenta também duas fileiras de tubérculos carnudos e em forma de espinhos sobre o dorso, cuja base é igualmente vermelha. Como todas as espécies de Papilionídeos, esta também possui um órgão carnudo e bifurcado logo atrás da cabeça, e que projecta para fora do corpo sempre que se sente ameaçada. Alimenta-se de plantas da família Lauraceae, entre as quais; Alseodaphne semecarpifolia, Cinnamomum camphora, Cinnamomum iners, Cinnamomum verum, Cinnamomum zeylanicum, Cryptocarya amygdalina, Litsea apetala, Litsea glutinosa, Persea gamblei, Phoebe lanceolata. Na fase da metamorfose a lagarta tece uma cinta de seda á sua volta, onde se prende a um ramo da planta hospedeira para se transformar em crisálida.
 
















. Observação importante: Esta espécie apresenta duas formas, a forma Dissimilis e a forma Clytia. Existem mais de 550 espécies da família Papilionidae no mundo inteiro. Estes géneros de borboletas são grandes e coloridas, embora a maioria seja tropical, os membros desta família habitam todos os continentes, excepto a Antártida. A família inclui as maiores borboletas diurnas do mundo, incluindo as “Asa-de-pássaro” (birdwing) do género Ornithoptera.






Sem comentários:

Enviar um comentário