Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 29 de julho de 2018

GONODONTA NUTRIX - (Stoll, 1780)


. Características: Esta pequena borboleta nocturna pertence á família dos Noctuídeos (Noctuidae). As asas anteriores são castanho-escuro a negro com finas linhas onduladas nas extremidades acinzentadas, e uma faixa estreita de cor branco-creme na margem costal que se destaca. As posteriores são amarelo-alaranjado com uma faixa castanho-escura nas extremidades. A sua cabeça e os palpos labiais são brancos e o seu abdómen é alaranjado com manchas acastanhadas na parte superior. A sua envergadura varia entre os 3,6 e os 4 cm de comprimento.


. Habitat: Distribui-se pela América Central e do Sul, desde a Flórida, México até ao Paraguai, onde existam as suas plantas hospedeiras. 

. Período de voo: Os adultos voam entre os meses de Maio, Junho, Julho e Agosto.









. Alimentação:  A lagarta nos primeiros instares do seu desenvolvimento é de cor negra com algumas pintas laranja e branco. Á medida que se vai desenvolvendo e até chegar ao último instar, o número de pintas brancas vai aumentando e tornando-se mais estreitas formando finas linhas . Alimenta-se de várias espécies de Annona da família Annonaceae, Brunfelsia americana da família Solanaceae, e tomate (Solanaceae). Na fase da metamorfose a lagarta constrói um casulo com pedacinhos de folhas que corta e une com fios de seda, formando um abrigo onde irá pupar.












. Observação importante: A borboleta por vezes quando se reproduz em grande número é considerada uma praga, devido a alimentar-se dos frutos das suas plantas hospedeiras perfurando-os com a forte espiritrompa, fazendo pequenos sulcos e sugando assim o seu suco. Existem cerca de 41 espécies do género Gonodonta.





Sem comentários:

Enviar um comentário