Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 1 de julho de 2018

PLATYPREPIA VIRGINALIS - (Boisduval, 1852)


. Características: Vulgarmente conhecida por "traça-tigre da fazenda", esta borboleta de hábitos diurnos pertence á família Erebidae. É uma espécie  bastante variável, tendo a forma mais comum as asas anteriores negras, com manchas ovais brancas dispersas, as posteriores são amarelas com manchas ou faixas disformes pretas. O seu abdómen também é amarelo com listras negras. A sua envergadura varia entre os 5,8 e os 6 cm de comprimento.


. Habitat: Habita áreas abertas e húmidas, como prados húmidos de montanha, orlas de florestas, campos, margens de rios e riachos. Distribui-se por todo o oeste da América do Norte desde o sul da baía de Monterrey, Califórnia, através de Nevada e do sul de Utha até ao Colorado, e do norte ao sul da Colúmbia Britânica.

. Período de voo: É uma espécie de hábitos diurnos voando durante o dia, entre os meses de Junho e Julho.








. Alimentação: A lagarta é muito peluda, é castanho-alaranjada nos primeiros segmentos junto á cabeça e nos últimos segmentos, sendo a parte central do corpo negra com longos pelos brancos. A lagarta é polígafa, alimenta-se de vários tipos de plantas entre as quais amoras (Rubus sp.) e groselhas (Ribes sp.). A lagarta hiberna, e na fase da metamorfose tece um frágil casulo de seda juntamente com os pelos do seu próprio corpo para se transformar em pupa.








. Observação importante: É uma espécie bastante variável, podendo ocorrer várias formas em certos indivíduos, quer na cor, tamanho ou quantidade de manchas.








Sem comentários:

Enviar um comentário