Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 25 de fevereiro de 2018

ACTIAS ISIS - (Sonthonnax, 1899)


Características: Esta rara e exótica borboleta nocturna pertence á família dos Saturnídeos (Saturniidae). É uma espécie que possui dimorfismo sexual, ou seja, existem diferenças acentuadas entre os dois sexos. Assim o macho possui asas compridas e estreitas de cor castanho-arroxeado, com manchas e linhas onduladas de cor amarela. Nas asas anteriores possui uma marca em forma de meia lua tricolor, castanho, preto e branco, e nas asas posteriores possui um ocelo no centro de cada asa da mesma cor, terminando em duas longas e elegantes caudas pretas de pontas amarelas. A fêmea por sua vez possui asas mais largas e arredondadas, amarelas, possuindo de igual forma a meia lua nas asas anteriores e os ocelos nas posteriores. As caudas tendem a ser um pouco mais curtas que as do macho. A sua envergadura varia entre os 12 e os 15 cm de comprimento, sendo as fêmeas maiores que os machos.


Habitat: É uma espécie endémica da Ilha Sulawesi na Indonésia, e habita unicamente nas florestas tropicais desta ilha.

Período de voo: …………………? Uma a duas gerações por ano.













Alimentação: A lagarta no último instar do seu crescimento é verde com minúsculos pontos brancos espalhados pelo corpo, e apresenta os dois segmento a seguir á cabeça mais salientes, dos quais saem pequenos tubérculos esféricos espinhosos e de cor negra que se prolongam ao longo do dorso. Alimenta-se de vários tipos de plantas entre as quais; Eucalyptus gunnii, Liquidambar, Rhus, Salix, entre outras. Na fase da metamorfose a lagarta tece um casulo de seda pouco consistente entre as folhas da planta hospedeira para se transformar em pupa. O adulto irá emergir para o exterior ao fim de um mês mais ou menos.














Observação importante: É uma espécie que tem sofrido com a perda do seu habitat, nomeadamente a desflorestação com o abate de árvores para a exportação de madeira ou para fins agrícolas. 
Como todos os saturnídeos o adulto possui um aparelho bucal muito rudimentar, impossibilitando de se alimentar, em vez disso, vai buscar a energia acumulada no seu corpo enquanto era lagarta. O seu tempo de vida é relativamente curto, cerca de uma semana, tempo utilizado unicamente para a reprodução e continuação da espécie. Existem cerca de 38 espécies do género Actias.





Sem comentários:

Enviar um comentário