. Características: É uma borboleta nocturna que pertence á família dos Saturnídeos (Saturniidae). As suas asas são de cor acinzentadas atravessadas por duas linhas transversais de cor bege, sendo as nervuras e as margens igualmente beges. Possui também um ocelo tricolor de cor amarelo, preto e azul-claro, no centro de cada asa. As margens interiores das asas posteriores junto ao abdómen possuem um tom rosado, e as suas antenas são amarelas, sendo as do macho plumosas. Ambos os sexos são idênticos sendo a fêmea maior que o macho. A sua envergadura varia entre os 7,5 e os 9,5 cm de comprimento.
. Habitat: Habita em zonas de floresta montanhosa em altitudes de 1400 a 3500 metros. Distribuindo-se desde os Estados Unidos, México, Guatemala, Nicarágua, Costa Rica e Panamá.
. Período de voo: Voa de Maio a Julho numa geração nos Estados Unidos, prolongando-se até Setembro no México e outros países mais a sul.
. Alimentação: As lagartas são gregárias nos primeiros instares de vida, tornando-se solitárias no último instar. São de cor negra rajadas de amarelo na zona lateral, possuindo também filamentos pilosos esbranquiçados uns mais compridos que outros ao longo do corpo. Alimentam-se de vários tipos de plantas entre as quais; Rhamnus californica ursina, Salix exigua, Ribes cereum. Na fase da metamorfose a lagarta constrói um casulo de seda nas fendas dos troncos das árvores, em rochas ou estruturas como mesas de piqueniques, etc.
. Observação importante: Como todos os Saturnídeos o adulto desta espécie não se alimenta devido a possuir um aparelho bucal muito atrofiado. Em vez disso, vai buscar a energia acumulada no seu organismo enquanto era lagarta. A sua única função é a reprodução para continuação da espécie. Existem 7 espécies do género Agapena.
Sem comentários:
Enviar um comentário