. Características: Esta bonita borboleta diurna pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). As suas asas são pretas, sarapintadas de pintas brancas nas asas anteriores, apresentando duas grandes manchas de cor laranja na área discal das asas posteriores, sendo a margem de ambas as asas contornadas por uma linha branca tracejada. A face inferior é igualmente negra com pintas brancas nas asas anteriores, com a exceção das asas posteriores serem negras manchadas de cor creme e uma fileira de pintas brancas, juntamente com uma estreita faixa de cor laranja na zona central. A fêmea é idêntica ao macho, no entanto é maior que este. A sua envergadura varia entre os 5 e os 6,5 cm de comprimento.
. Habitat: Habita a orla das florestas tropicais e subtropicais, margens de rios e riachos, bem como campos e prados floridos, até aos 1200 metros de altitude. Distribui-se desde o Sul do Texas, México na América Central, estendendo-se até á Colômbia na América do Sul.
. Período de voo: Voa ao longo de todo o ano nas regiões tropicais em várias gerações, em climas temperados voa de Julho a Novembro.
. Alimentação: A lagarta é branca com vários anéis de espinhos negros ramificados, sendo a cabeça amarelada. Alimenta-se de plantas da família Acanthaceae como Anisacanthus wrightii e Carlowrightia parviflora entre outras. Na fase da metamorfose tece um ponto de seda num ramo ou folha da planta hospedeira fixando-se de cabeça para baixo para se transformar em crisálida.
. Observação importante: Existem cerca de 26 espécies do género Chlosyne.
Sem comentários:
Enviar um comentário