. Características: Também conhecida por «Asa-de-morcego» devido á sua cor, esta borboleta pertence á família dos Papilionídeos (Papilionidae). As suas asas são negro-azuladas, aveludadas, com nervuras pretas contornadas a castanho-claro nas asas anteriores. As extremidades das posteriores possuem uma leve franja ondulada. A face inferior é idêntica. O seu corpo é preto na parte superior e rosa-avermelhado com pintas pretas na face inferior. A fêmea distingue-se do macho por ser um pouco maior e possuir as asas anteriores um pouco mais largas, sendo estas de cor castanho-acinzentadas com nervuras pretas contornadas a branco. A sua envergadura varia entre os 9 e os 12 cm de comprimento. (Ao contrário da maioria das espécies de Papilionídeos, esta espécie pertence a um pequeno grupo que não possui caudas nas asas posteriores.)
. Habitat: Habita as florestas tropicais do Norte da Índia e Sudeste Asiático, em países como Butão, Birmânia, Tailândia, Vietname, Laos, Sul da China, até aos 1500 metros de altitude.
. Período de voo: Possui um voo lento e gracioso, voando de Abril a Novembro, em várias gerações.
. Alimentação: Como todos os Papilionídeos a lagarta possui um órgão bifurcado atrás da cabeça que projecta para fora do corpo sempre que se sente ameaçada. Na fase da metamorfose tece uma cinta de seda á sua volta onde se prende num ramo da planta hospedeira. Tanto a lagarta como o adulto possuem um sabor desagradável para os seus predadores devido ás substâncias tóxicas acumuladas no seu organismo das plantas de que se alimentam, neste caso de plantas do género Aristolochia.
. Observação importante: Existem 29 espécies do género Atrophaneura. Ainda que não se trate de uma espécie em perigo de extinção, não é comum, e por isso necessita de proteção.
Nota: (A informação aqui descrita sobre o ciclo de vida completo desta espécie, está parcialmente incompleta, devido á escassez de imagens e alguma informação).
Sem comentários:
Enviar um comentário