. Características: De aspecto bastante peculiar, esta borboleta nocturna pertence á família Notodontidae. As asas anteriores são de cor castanho-acinzentadas, com alguns riscos pretos e castanhos, e uma grande mancha "lunar" amarelada no ápice de cada asa. As asas posteriores são branco-creme. Na zona da cabeça e parte do tórax apresenta um tufo de pêlos de cor amarelada que lhe dá um aspecto peculiar de "galho seco de árvore". A fêmea é ligeiramente maior que o macho. A sua envergadura varia entre os 5,5 cm e os 6,5 cm de comprimento.
. Habitat: Florestas mistas húmidas, parques, jardins, etc. Até aos 1700 metros de altitude. Em toda a Europa e Ásia.
. Período de voo: Voa de Maio a Junho numa geração.
. Alimentação: As lagartas são amarelas com linhas pretas e brancas, revestidas de finos pêlos brancos ao longo do corpo. As lagartas desta espécie são gregárias vivendo em grupos nos ramos das árvores de que se alimentam. Quando atingem um estado de maturação mais avançado, tornam-se solitárias. Alimentam-se de Salgueiro, Choupo, Carvalho, Bétula, Faia, Tília, Amieiro. Na altura da metamorfose a lagarta desce até ao solo para aí se enterrar e se transformar em crisálida. Hiberna no estado de crisálida.
. Observação importante: O seu aspecto idêntico a um "galho de árvore", dá-lhe uma camuflagem eficaz, quase imperceptível ao olhar apurado das aves insectívoras.
Fantástico!
ResponderEliminar