. Características: Esta espécie pertence á família Lasiocampidae. Os machos são geralmente castanho-escuros com uma faixa transversal amarela. No centro de cada asa anterior possuem duas pintas brancas marginadas de negro. As fêmeas são ligeiramente maiores e têm uma coloração mais pálida. A sua envergadura varia entre os 5,5 cm e os 7,5 cm de comprimento.
. Habitat: Florestas de carvalhos, florestas mistas, prados, regiões pantanosas, até aos 2000 metros de altitude. Em toda a Europa e Ásia.
. Período de voo: Nas regiões a Norte voa de fins de Maio a Julho, no Sul prolonga-se até Agosto numa geração.
. Alimentação: As lagartas são peludas, de cor castanha e tracejadas de branco nas partes laterais do corpo. Apresentam também entre os segmentos do corpo uma cor negra. Alimentam-se de várias plantas e árvores de folha caduca como; Bétulas (Betula), Amieiro (Alnus), Salgueiro (Salix), Cerejeira, Pessegueiro (Prunus), Silvas (Rubus), Macieira (Malus), Urze. Na fase da metamorfose constrói um casulo de seda em forma de "bolota" entre a vegetação. A lagarta hiberna.
. Observação importante: Os machos possuem antenas plumosas e voam durante o dia, enquanto as fêmeas são nocturnas e são atraídas pela luz artificial.
Sem comentários:
Enviar um comentário