Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 2 de junho de 2013

ZERYNTHIA POLYXENA - (Denis & Schiffermuller, 1775)


. Características: Pertence á família dos Papilionídeos (Papilionidae), e a cor base é o amarelo-pálido com faixas negras, entremeadas com manchas vermelhas e pequenas pintas azuis nas asas posteriores. Alguns indivíduos apresentam uma ou duas pintas vermelhas nas asas anteriores, o que não é regra geral. No centro das asas posteriores possui também um desenho em forma de grão de café. A face inferior é semelhante á superior, apresentando no entanto manchas vermelhas mais extensas. Os segmentos do corpo da borboleta são se de cores entremeadas entre o preto, branco e o vermelho.


. Habitat: Em toda a Europa, Ásia e Norte de África. Encontra-se em encostas quentes e soalheiras, até aos 2000 m de altitude.

. Período de voo: As borboletas voam de Abril a Maio, numa única geração.








. Alimentação: As lagartas são brancas com pequenas pintas negras e possui grossos espinhos de cor laranja com pontas negras. Alimentam-se de folhas de aristolóquias. A crisálida cingulada fica presa a um ramo, e costuma hibernar.



. Observação importante: Esta espécie é muito semelhante á Zerynthia romina, no entanto, esta apresenta manchas vermelhas nas asas anteriores que na Zerynthia polixena praticamente não existem.
Esta espécie está em declínio, pois a planta de que se alimentam as lagartas escasseia cada vez mais.








Sem comentários:

Enviar um comentário