" Manto de ouro"
. Características: Este pequeno lepidóptero vulgarmente conhecido por "manto de ouro", pertence á família dos Licenídeos (Lycaenidae) e apresenta um dimorfismo sexual. Enquanto os machos são de um belo laranja dourado com o rebordo das asas preto, as fêmeas são mais escuras e apresentam pequenas manchas ou pintas negras na face superior. A face inferior é idêntica em ambos os sexos, de cor castanho-alaranjado com pintas pretas e pequenas manchas brancas nas asas posteriores. A sua envergadura não ultrapassa os 3 cm a 3,5 cm.
. Habitat: Europa e Ásia. Encontra-se em zonas montanhosas, prados floridos húmidos, orlas de bosques, até aos 1500 m de altitude.
. Período de voo: Entre Junho e Agosto, numa só geração.
. Nesta imagem é possível observar as diferenças entre o padrão das asas do macho que está em cima, e a fêmea que se encontra em baixo.
. Alimentação: As lagartas são verdes reboludas e cobertas por minúsculos pelos. Alimentam-se de poligonáceas do género Rumex acetosa, Rumex montanus e Rumex scutatus. As lagartas hibernam e a pupação é feita no solo, onde a crisálida permanece escondida entre a vegetação.
. Observação importante: Outrora frequente, agora está a tornar-se cada vez mais rara. Diferencia-se dos outros Licenídeos pelas manchas brancas na face inferior das asas posteriores.
Sem comentários:
Enviar um comentário