Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 5 de maio de 2013

ISSORIA LATHONIA - (linnaeus, 1758)


Pequena nacarada

. Características: De aspeto inconfundível, esta bonita borboleta vulgarmente conhecida por (pequena nacarada ou fritilária Rainha de Espanha), pertence á família dos Ninfalídeos (Nimphalidae).
De tamanho médio, a sua envergadura não ultrapassa os 5 cm a 5,5 cm. A face superior das suas asas ostentam um colorido laranja-ocre, cobertas por numerosas pintas e marcas negras. Na face inferior das asas posteriores, apresenta grandes manchas prateadas que por vezes podem formar riscas. A fêmea é ligeiramente maior que o macho.



. Habitat: Em toda a Europa, Ásia (até ao oeste da China) e Norte de África. Frequenta vários tipos de habitat como: terrenos baldios, prados floridos, lugares quentes e secos até aos 2500 metros de altitude. Está presente em 37 países da Europa, embora se encontre quase extinta em certas áreas como a Flandres.


. Período de voo: De Março a Outubro, em várias gerações. é considerada borboleta migratória e alguns indivíduos voam isoladamente até á Grã-Bretanha e ao Norte da Escandinávia, embora não sejam autóctones desses lugares.


 

 

 

 

 

. Alimentação: A lagarta é castanho-escura ou negra, com duas séries de pequenos traços brancos ao longo do dorso. Possui ainda vários espinhos de cor ocre na parte lateral do corpo. Alimenta-se de violetas e amores-perfeitos-bravos. A crisálida fica suspensa entre a vegetação de cabeça para baixo.


 

. Observação importante: Esta espécie hiberna, e é a única que pode hibernar tanto no estado de lagarta, como de crisálida, ou adulto.









Sem comentários:

Enviar um comentário