. Sendo um país sem litoral, o ocidente da Bolívia está situado na cordilheira dos Andes, com o pico mais elevado o Nevado Sajama, a chegar aos 6542 metros de altitude. O centro do país é formado por um planalto o Altiplano, onde vive a maioria dos bolivianos. O leste do país é constituído por terras baixas, e coberto pela floresta húmida da Amazónia. O lago Titicaca situa-se na fronteira entre a Bolívia e o Perú. No ocidente, no departamento de Potosi, encontra-se o Salar de Uyuni, a maior planície de sal do mundo. As principais cidades são: La Paz, Sucre, Santa Cruz de la Sierra e Cochabamba. Embora dentro da faixa tropical, a Bolívia apresenta uma grande amplitude térmica que varia do calor equatorial até ao frio ártico das montanhas mais altas.
. A fauna e a flora é bastante diversificada. A vegetação varia da rala vegetação das cordilheiras até á luxuriante floresta tropical da Bacia Amazónica. O planalto é essencialmente uma área de pastagens, que se elevam até ao limite das neves. Na região de Beni, na planície de Oriente, encontra-se uma das mais densas florestas amazónicas com abundância de seringueiras. A área de Santa Cruz apresenta uma vegetação de transição entre a floresta e as pastagens do Chaco.
Em relação aos insetos á uma ampla diversificação, e no que diz respeito aos lepidópteros (Borboletas e Mariposas), á uma grande variedade de espécies exóticas e autóctones. Conheça a riqueza destes insetos que são verdadeiras jóias da natureza, nos seguintes vídeos.
. Terras Baixas de Yungas
1
2
3
4
Sem comentários:
Enviar um comentário