Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 5 de abril de 2020

AMATHUSIA PHIDIPPUS - (Linnaeus, 1763)


. Características: Vulgarmente conhecida por "rei-das-palmeiras" esta borboleta pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). A face superior das suas grandes asas são de cor castanha, onde nas extremidades externas das asas posteriores possuem duas pequenas lúnulas ou ocelos pretos e brancos em forma de olhos. A face inferior possui um padrão listrado com várias faixas paralelas de tons acastanhados e brancos alternados entre si. Possui também nas sub-margens das asas posteriores dois grandes ocelos contornados a preto e de núcleo branco. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre 10 e 11 cm de comprimento.


. Habitat: Geralmente é vista em áreas florestais e arborizadas onde exista a sua planta hospedeira, bem como em plantações de palmeiras, parques e jardins. Distribui-se pela Índia e Sudeste Asiático. 

. Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações.










. Alimentação: As lagartas são gregárias e nos últimos instares do seu crescimento tornam-se castanho-esverdeadas, com finos pelos castanho-esbranquiçados, dos quais se destaca um tufo de longos e finos pelos no terceiro segmento a seguir á cabeça, o qual apresenta também uma faixa anelar de cor negra. Possuem também dois apêndices bifurcados no último segmento do corpo semelhante a duas pequenas caudas. Sobre a cabeça exibe dois curtos e grossos espinhos coroados de cor acastanhado. Alimentam-se de plantas da família Arecaceae, ou seja, das folhas dos coqueiros (Cocos nucifera). Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num caule o folha da planta hospedeira, onde se prende de cabeça para baixo para se transformar em crisálida.









. Observação importante: A borboleta tem hábitos crepusculares e repousa durante o dia nas horas de mais calor na sombra, para se tornar mais activa durante o entardecer e o amanhecer. Além de se alimentar do néctar de certas flores, também é atraída pela seiva das árvores, frutos maduros ou putrefactos, e excrementos de animais. O género Amathusia possui entre 10 a 15 espécies.





1 comentário:

  1. Apareceu uma aqui no quintal enviei foto mas não encontrei nem uma q identifica com a q enviei

    ResponderEliminar