Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 14 de maio de 2017

ANISOTA VIRGINIENSIS - (Drury, 1773)


. Características: Esta borboleta nocturna pertence á família dos Saturnídeos (Saturniidae), e possui um leve dimorfismo sexual. Assim o macho possui asas de cor castanho-violáceo, com uma pinta branca no centro de cada asa anterior, nas quais possui uma pequena áerea transparente. O seu corpo é felpudo e castanho. A fêmea possui asas castanho-ocre, com uma faixa transversal rosa-púrpura nas asas anteriores que atravessa o centro das asas até ás extremidades. Possui de igual forma uma pinta branca no centro de cada asa anterior. O seu corpo é amarelo ocre, sendo esta maior que o macho. A sua envergadura varia entre os 4,5 e os 6,5 cm de comprimento.


. Habitat: Habita florestas de folha caduca onde existam carvalhos, bem como parques, e zonas arborizadas. Distribui-se por todo o Este dos E.U.A.

. Período de voo: Voa de Junho a Julho numa geração nas regiões mais a Norte, e de Maio a Setembro em duas gerações nas regiões mais a Sul. O tempo de vida da borboleta é relativamente curto, cerca de 10 a 12 dias, tempo esse gasto exclusivamente para encontrar parceiro e reproduzir-se para continuação da espécie.











. Alimentação: As lagartas são gregárias vivendo em grupos nos primeiros estágios de vida, quando chegam ao último instar, começam-se a isolar e procuram um lugar para pupar. São de cor verde-acastanhado, pontilhadas com minúsculos grânulos de cor branca e curtos espinhos pretos sobre a pele. Apresentam ainda duas listras de cor rosada na zona lateral do corpo e dois longos espinhos pretos no primeiro segmento a seguir á cabeça. Alimentam-se de folhas de várias espécies de carvalhos (Quercus). Na fase da metamorfose descem até ao solo, onde procuram um local para pupar, normalmente enterram-se no subsolo. A última geração nas regiões mais a Sul hiberna no estado de pupa, para emergirem na Primavera seguinte.








. Observação importante: Como todos os Saturnídeos esta espécie também não se alimenta no estado adulto devido a possuir um aparelho bucal rudimentar. Por isso, vai gastando as reservas de energia acumuladas no seu organismo enquanto era lagarta. Existem cerca de 13 espécies do género Anisota. 






Sem comentários:

Enviar um comentário