Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 18 de dezembro de 2016

POLYTHYSANA CINERASCENS - (Philippi, 1859)



. Características: Também conhecida vulgarmente por "borboleta-de-quatro-olhos", esta vistosa borboleta nocturna pertence á família dos Saturnídeos (Saturniidae). Os machos desta espécie são mais pequenos em relação ás fêmeas e as suas asas anteriores são manchadas de castanho-negro amarelado acinzentado e branco, apresentando duas linhas transversais onduladas de cor negra, uma ao centro e outra junto ás margens. Apresentam também quatro ocelos grandes com núcleo branco,  dois nas asas anteriores e outros dois nas posteriores, os quais são rosa-avermelhados com núcleo branco e marginados de negro. As asas posteriores são amarelo-rosadas com uma fina faixa ondulada de cor negra que separa a zona marginal. Os machos possuem antenas plumosas, enquanto as fêmeas possuem antenas pectinadas mais finas. As fêmeas por sua vez são maiores do que os machos e menos coloridas. A sua envergadura varia entre os 8-8,5 cm nos machos e os 10,5 cm nas fêmeas.



. Habitat: É uma espécie endémica do Chile. Podendo ser encontrada em zonas florestais, quintas e pomares.

. Período de voo: Voa de Fevereiro a Abril numa primeira geração, enquanto a segunda geração vai de Setembro a Novembro. Os machos são mais activos durante a manhã, enquanto as fêmeas são activas á noite. Por isso, o acasalamento ocorre geralmente durante o amanhecer, no período em que as fêmeas se recolhem para repousar, e os machos ficam mais activos para procurarem parceiras utilizando as suas antenas plumosas para detectarem as feromonas libertadas por elas.



















. Alimentação: As lagartas nos últimos instares são de cor castanho-acinzentadas, com vários filamentos ramificados de pelos ou cerdas levemente curvadas e de cor rosada, em toda a sua periferia lateral do corpo e cabeça, e que lhe dão um aspecto achatado e dissimulado sobre a vegetação. No primeiro e segundo segmento do corpo a seguir á cabeça possui duas pequenas manchas pretas, com pequenos tufos de cerdas amarelas. Alimentam-se de vários tipos de árvores entre as quais; Lithraea caustica. Na fase da metamorfose constrói um frágil casulo de seda em forma de rede, entre a folhagem das árvores.









. Observação importante: Como todos os Saturnídeos, esta espécie também não se alimenta no estado adulto, sobrevivendo assim com as reservas acumuladas no seu organismo enquanto era lagarta. Por isso, o seu tempo de vida é relativamente curto, cerca de uma ou duas semanas, tempo esse unicamente gasto para encontrar parceiro e se reproduzir.







Sem comentários:

Enviar um comentário