Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 28 de fevereiro de 2016

TERINOS TERPANDER ROBERTSIA - (Butler, 1867)



. Características: Esta exótica borboleta pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). A face superior das suas asas são castanho-escuras ou negras, com uma ampla área manchada de azul-violeta, que abrange a zona costal das asas anteriores, estendendo-se quase na totalidade ás asas posteriores, que apresentam duas ou três manchas brancas em forma de lúnulas junto ás margens externas que são dentadas. A face inferior apresenta faixas transversais em forma de estrias, de cor castanho-alaranjado, onde se destacam cinco pintas castanho-avermelhadas nas asas posteriores, num fundo acinzentado. Ambos os sexos são idênticos. A sua envergadura varia entre os 7 e os 8 cm de comprimento.



. Habitat: Habita as florestas tropicais com zonas rochosas, como pedreiras, margens de rios, trilhos e caminhos, até aos 600 metros de altitude. Ocasionalmente pode ser vista nestes locais, pousada no chão húmido a absorver os sais mineralizados, e nestes momentos tende a circular no mesmo local durante algum tempo, abrindo e fechando as asas. Distribui-se pelo Sudeste Asiático.


. Período de voo: Pode ser vista durante quase todo o ano, em várias gerações.




















. Alimentação: A lagarta chegando ao seu último instar de crescimento torna-se esverdeada com listras de cor branco-acinzentado e longos espinhos negros sobre o dorso. Alimenta-se de Rinorea anguífera, Homalium foetidum, Antidesma. Na fase da metamorfose, esta tece um ponto de sedanum ramo ou folha da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo, para aí se transformar em crisálida.




















. Observação importante: Existem 8 subespécies do género Terinos.







2 comentários:

  1. Não consigo parar de me surpreender com as espécies que aqui colocas! Muito diferentes das borboletas que estou habituado a ver aqui no lagartório. Obrigado, abraço

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem! A intenção é mesmo essa! No início, dei a conhecer espécies europeias, agora estou a meio duma fase em que quero mostrar aos leitores as mais belas e exóticas borboletas de climas tropicais. Obrigado pelo comentário, abraço!

    ResponderEliminar