. Características: Esta bela borboleta pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). As suas asas são de um vistoso castanho-avermelhado, atravessadas por uma larga faixa de manchas brancas em forma de "V" num fundo preto. Possui também pequenos traços pretos transversais na zona discal das asas anteriores, e pequenas pintas pretas junto ás margens externas das asas, as quais são dentadas e delineadas a negro. A face inferior das asas é branco-azulado, com castanho-avermelhado só nas margens externas das asas. Ambos os sexos são idênticos. A sua envergadura varia entre os 6 e os 7 cm de comprimento.
. Habitat: Pode ser encontrada em clareiras e orlas de florestas húmidas, bem como em trilhos e caminhos, margens de rios com bancos de areia, onde por vezes é vista pousada a sugar os sais mineralizados do solo húmido. Desde o Sul ao Sudeste Asiático, até aos 900 metros de altitude.
. Período de voo: Pode ser vista durante quase todo o ano, desde os meses de Março até Dezembro. (Durante o voo é visível a faixa branca e em forma de V nas suas asas).
. Alimentação: A lagarta é manchada de castanho e negro, coberta por numerosos espinhos ramificados, que lhe dão um aspeto demoníaco e bem camuflado, assemelhando-se a um pequeno pau espinhoso. Alimenta-se de Anthocephalus
chinensis, Morinda angustifolia, Morinda tomentosa, orientalis Nauclea,
timonius wallichiana, Uncaria homomalla, Mussaenda frondosa, Wendlandia
exserta, W. notoniana, Sarcolephalus missionis, Stephegyne parvifolia, Nauclea
eaolamba, Wendlandia spp, Neolamarckia cadamba, Cinchona spp, Cadaba fruitcosa,
Hedyotis orixense, Ochreinauclea missionis. Na fase da metamorfose, prende-se á planta hospedeira de cabeça para baixo para se transformar em crisálida.
. Observação importante: A lagarta produz uma barreira de excrementos enquanto se alimenta. Existem cerca de 18 subespécies do género Moduza.
Sem comentários:
Enviar um comentário