Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 29 de junho de 2014

PSEUDOIPS PRASINANA - (Linnaeus, 1758)



. Características: Esta borboleta nocturna de aspecto robusto pertence á família Nolidae. As asas anteriores são de um bonito verde brilhante, com duas ou três riscas transversais, oblíquas, de cor branca. No macho as asas são marginadas de rosa-alaranjado, bem como as pernas e as antenas, dando-lhe assim um aspecto variegado. As asas posteriores são amareladas. As fêmeas são ligeiramente maiores e mais pálidas, e as suas asas posteriores são de cor branca. A sua envergadura é de 3 cm a 3,5 cm de comprimento.


. Habitat: Habita as florestas com árvores de folha caduca, com carvalhos e faias, bosques á beira rio. Em toda a Europa e Ásia.


. Período de voo: Voa desde fins de Maio até fins de Julho. Na zona Sul pode ocorrer uma segunda geração.















. Alimentação: As lagartas são verdes com uma fina linha amarela de cada lado do corpo. Alimentam-se de árvores de folha caduca, principalmente de carvalhos (Quercus), bétulas (Betula), choupos (Populus). Na fase da metamorfose constrói um casulo de seda que adere ás folhas das árvores.






. Observação importante: Como muitas outras borboletas nocturnas, esta também é atraída pela luz artificial. 







Sem comentários:

Enviar um comentário