Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 26 de maio de 2013

HIPPARCHIA FAGI - (Scopoli, 1763)


. Características: É uma borboleta grande e dissimulada, pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae) e á subfamília dos Satirídeos (Satyridae).
A face superior das asas são castanho-escuras com uma faixa clara de cor esbranquiçada, mais definida nas fêmeas. Possui ainda dois pequenos ocelos de cor negra, com núcleo branco nas asas anteriores. Na face inferior possui um colorido mimético, o que permite que estas borboletas passem despercebidas quando poisam sobre o tronco das árvores, nas rochas ou no solo. Possui igualmente um ocelo negro com núcleo branco nas asas anteriores, e a faixa de aspeto recortado de cor esbranquiçada. A envergadura das suas asas varia entre 6,7 cm e 7,7 cm, sendo as fêmeas ligeiramente maiores que os machos.


. Habitat: Europa e Ásia. Nas encostas secas e rochosas, com cumes isolados. Clareiras, bosques com árvores de folha caduca, prados, até aos 1000 m de altitude.

. Período de voo: De Julho a Agosto, numa só geração.






. Alimentação: As lagartas são de cor acastanhado, com finas riscas claras ao longo do corpo, e uma risca de cor negra ao longo do dorso. São ativas durante a noite e alimentam-se de várias herbáceas, especialmente de Holcus. Hibernam nas folhas secas, onde se acomodam. A crisálida é terrestre.



. Observação importante: Durante a corte, macho e fêmea fazem uma dança curiosa com vários movimentos semelhantes a vénias antes do acasalamento.
Esta espécie pode ser facilmente confundida com a Hipparchia alcyone, pois são praticamente idênticas. No entanto, as faixas sobre a face superior são mais escuras e menos definidas do que na Hipparchia alcyone, que é ligeiramente mais pequena.







Sem comentários:

Enviar um comentário