Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 15 de fevereiro de 2026

EUPLEXIA LUCIPARA - (Linnaeus, 1758)


. Características: A mariposa Euplexia lucipara é uma borboleta noturna que pertence á família Noctuidae. As suas asas anteriores possui um padrão variegado de tons cinza e castanho arroxeado, com uma faixa escura mais ou menos triangular na zona central, uma pequena mancha dourada junto á margem costal, seguida de outra área mais clara até ás extremidades, que é contorna a cinza e negro. As asas posteriores são branco acinzentadas com as margens escurecidas. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 3 e os 3,5 cm de comprimento.


. Habitat: Habita clareiras e margens de florestas, bosques húmidos, trilhos, margens de rios e riachos, parques. Está distribuída por toda a Europa, Ásia e norte de África.

. Período de voo: Voa de Maio a Agosto numa geração, podendo ocorrer uma segunda geração parcial até Setembro, nas latitudes mais a sul.












. Alimentação: A lagarta pode apresentar duas variantes na cor, podendo ser verde ou castanha, com linhas sub dorsais oblíquas verde escuras, dois pontos brancos no último segmento do corpo, e uma linha ou franja branco amarelada na zona lateral do corpo. Alimenta-se principalmente de (Pteridium aquilinum) da família Dennstaedtiaceae, entre outras espécies de plantas. Na fase da metamorfose a lagarta desce até ao solo onde se irá enterrar e transformar em pupa, e posteriormente irá emergir o inseto adulto.









. Observação importante: Existem 58 espécies do género Euplexia. A pupa hiberna na segunda geração.




Sem comentários:

Enviar um comentário