. Características: A Panolis flammea, vulgarmente conhecida como "traça-dos-pinheiros", é uma borboleta noturna da família Noctuidae. As asas anteriores possuem um padrão mesclado em tons de castanho alaranjado, pontilhado de cinza e manchas brancas, o que dá uma camuflagem eficaz quando está pousada nos rebentos dos pinheiros e nos seus ramos. As asas posteriores são de cor cinza. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 3,5 e os 4 cm de comprimento.
. Habitat: Habita pinheirais, florestas mistas, pastagens e vales alpinos secos. Está distribuída pela Europa, Sibéria e Ásia Menor.
. Período de voo: Voa de Março a Maio, numa única geração.
. Alimentação: A lagarta é verde com listras brancas longitudinais e uma amarela na zona lateral do corpo. Alimenta-se das agulhas de várias espécies de pinheiros entre as quais; (Pinus sylvestris, Pinus pinaster e Pinus contorta) da família Pinaceae. Na fase da metamorfose a lagarta desce até ao solo para se transformar em pupa por entre os detritos e folhas mortas, ou nas fendas das árvores.
. Observação importante: As lagartas quando em grande número podem ser nocivas e tornarem-se uma praga para as suas plantas hospedeiras. A pupa hiberna até á Primavera seguinte. Existem oito espécies do género Panolis.
.jpg)






.jpg)











Sem comentários:
Enviar um comentário