. Características: Vulgarmente conhecida por "Fritilária verde-escura" esta borboleta pertence á família Nymphalidae. A face superior das suas asas são de cor amarelo alaranjado vivo, com nervuras negras, marcas e pintas negras até ás extremidades, que são igualmente marcadas a negro. A face inferior das asas é caracterizada pelas manchas esverdeadas e brancas prateadas nas asas posteriores. A fêmea distingue-se do macho por apresentar uma coloração um pouco mais pálida e ser ligeiramente maior. A sua envergadura varia entre os 5 e os 6 cm de comprimento.
. Habitat: Habita pastagens com abundância de flores, clareiras e margens de florestas, prados húmidos. Está distribuída pela Europa, Ásia até ao Japão, e Marrocos no Norte de África.
. Período de voo: Voa de Junho a inícios de Setembro numa geração.
. Alimentação: A lagarta quando está totalmente desenvolvida é de cor negra com o corpo coberto de espinhos igualmente negros, e apresenta uma fileira de manchas laranja na zona lateral do corpo. Alimenta-se de várias espécies de violetas entre as quais; (Viola riviniana), (Viola palustres), (Viola hirta) da família Violaceae. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num ramo, numa rocha ou outra superfície perto da sua planta hospedeira, onde se fixa verticalmente para se transformar em crisálida e posteriormente irá emergir o adulto.
. Observação importante: A lagarta hiberna no primeiro instar do seu desenvolvimento. Existem mais de 30 espécies do género Argynnis.



.jpg)















Sem comentários:
Enviar um comentário