. Características: Vulgarmente conhecida por "borboleta-leopardo-da-madeira", esta borboleta noturna pertence á família Cossidae. As suas asas são brancas com numerosas manchas negras, tornando-se translúcidas nas extremidades. O seu tórax peludo é igualmente branco e exibe seis manchas negras. O seu abdómen possui faixas negras entre os segmentos. O macho possui antenas bipectinadas exceto nas extremidades. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 4,5 e os 6 cm de comprimento, sendo a fêmea ligeiramente maior que o macho.
. Habitat: Habita em clareiras e margens de florestas mistas, áreas arborizadas junto a riachos, pomares e parques. Está distribuída pela Europa, partes da Ásia, norte de África e Nordeste dos Estados Unidos.
. Período de voo: Voa de Junho a Setembro numa geração.
. Alimentação: A lagarta é de cor creme com múltiplos pontos pretos sendo a cabeça igualmente preta. A lagarta é broca da madeira e alimenta-se no interior de várias espécies de árvores e arbustos entre os quais; (Prunus, Pyrus, Punica, Quercus, Salix, Acer, Olea, Malus, Ceratonia, Citrus, Vitis, Tamarix, Platanus). Na fase da metamorfose a lagarta transforma-se em pupa no interior do túnel num galho ou tronco da planta hospedeira, onde posteriormente o inseto adulto já formado irá emergir á superfície.
. Observação importante: A lagarta hiberna. Existem oito espécies do género Zeuzera.
Sem comentários:
Enviar um comentário