. Características: Conhecida vulgarmente por "fritilária-do-prado" esta borboleta pertence á família Nymphalidae. A face superior das asas são de cor laranja com faixas estreitas e nervuras negras. A face inferior é de cor alaranjada com pequenas marcas negras nas asas anteriores, enquanto as posteriores é variegada em tons de branco creme, com faixas de manchas alaranjadas contornadas a negro. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 3,5 e os 4 cm de comprimento.
. Habitat: Habita em áreas de vegetação abundante e de baixo crescimento como prados floridos, zonas pantanosas e margens de florestas montanhosas. Está distribuída pelo sudoeste da Europa, mais especificamente na Península Ibérica, sudoeste da França, partes dos Alpes italianos e sul e sudoeste da Alemanha e algumas regiões da Suíça.
, Período de voo: Nas regiões mais a norte, voa de Maio a Junho numa geração. Nas regiões mais a sul, ocorre uma segunda geração de Agosto a Setembro.
. Alimentação: A lagarta é negra com minúsculas manchas brancas e o corpo coberto por numerosos espinhos de cor laranja. Alimenta-se de plantas da família Plantaginaceae com preferência por (Plantago lanceolata, Plantago media) e possivelmente de plantas da família Scrophulariaceae. Na fase da metamorfose a lagarta procura um local nas imediações da planta hospedeira para se transformar em crisálida e posteriormente em adulto.
. Observação importante: As lagartas hibernam dentro de um ninho de seda que constroem na planta hospedeira.
Sem comentários:
Enviar um comentário