Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 17 de agosto de 2025

CATOCALA FULMINEA - (Scopoli, 1763)


. Características: A Catocala fulminea é uma borboleta noturna que pertence á família Erebidae. As suas asas anteriores possuem um padrão de camuflagem excelente e quando está pousada nos troncos das árvores de asas fechadas é quase impossível detectá-la. Tem como cor de fundo um mesclado de castanho e cinza claro com manchas e linhas negras quebradas. As asas posteriores exibem um colorido vibrante de cor amarela com duas largas faixas negras. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 4,5 e os 5,5 cm de comprimento.


. Habitat: Habita em florestas mistas decíduas, jardins, parques e pomares. Está distribuída pelo centro e sul da Europa, leste da Ásia e Sibéria.

. Período de voo: Voa de Junho a inícios de Setembro.










. Alimentação: A lagarta tem uma forma e um padrão muito peculiar, assemelhando-se a um pequeno pau ou galho. É de tons castanho acinzentados com pequenas protuberâncias ao longo do corpo, dos quais se destaca uma maior e pontiaguda a meio da zona dorsal. Alimenta-se de plantas da família Rosaceae, entre elas estão; (Prunus, Crataegus, Pyrus) e Quercus da família Fagaceae. Na fase da metamorfose a lagarta constrói uma rede de fios de seda, onde se prende entre as folhas da planta hospedeira, ou por entre os detritos do solo para se transformar em pupa e posteriormente em adulto.









. Observação importante: Hiberna no estado de ovo. Existem mais de 250 espécies do género Catocala.




Sem comentários:

Enviar um comentário