Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 10 de agosto de 2025

COENONYMPHA TULLIA - (Muller, 1764)


. Características: A Coenonympha tullia é uma pequena borboleta diurna que pertence á família Nymphalidae. A face superior das suas asas são de tons castanho claro pálido. A face inferior é de tons castanhos acinzentados e possui uma fileira de pequenos ocelos negros de núcleo branco ao longo da sub margem das asas, que podem variar na quantidade, podendo ou não ser visíveis.  Também possui uma faixa  branca quebrada que atravessa ambas as asas. A fêmea é idêntica ao macho e na face inferior das suas asas os ocelos são bem mais visíveis do que no macho. A sua envergadura varia entre os 3,5 e os 4 cm de comprimento. 


. Habitat: Pode ser encontrada em planícies e prados húmidos, bem como em encostas secas e solarengas cobertas de urze. Está distribuída pelo centro e norte da Europa e América do Norte.

. Período de voo: Voa de Junho a Julho numa ou duas gerações, dependendo da localização geográfica.










. Alimentação: A lagarta é verde com várias linhas longitudinais de cor branco creme ao longo do corpo. Possui também um par de pequenos apêndices bifurcado semelhante a duas pequenas caudas no último segmento do corpo. Alimenta-se de gramíneas da família (Poaceae e Cyperaceae), como Eriophorium vaginatum ou E. angustifolium etc. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda numa folha ou caule da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida e posteriormente em adulto.








. Observação importante: É uma espécie muito variável com muitas subespécies e formas. Existem cerca de trinta quatro espécies do género Coenonympha.